terça-feira, 17 de novembro de 2015

Meus Blocos Decorados - Passo-a-Passo por NATY YOUNG

Oiii, Genteeee!
Tudo bem?

O que acharam do PAP do Caderno de Anotações? Ele é lindo demais, né?
O Caderno está em uso em todas as minhas aulas 
na ESTAÇÃO DO SCRAP, toda quarta-feira, as 14hrs.

Hoje, eu trouxe um PAP pra vocês que segue a mesma linha, pois faremos BLOCOS DE ANOTAÇÕES a partir de folhas sulfite A4. E a diferença desse novo projeto é que ele foi todo feito à mão, desde o miolo à sua finalização. E aguardem muito Amor e Exclusividade.

Vamos começar?

Para nosso Miolo, separe 20 folhas sulfite A4 para o Bloco Maior e 10 folhas sulfite A4 para o Bloco Menor.

Para o Bloco Maior, você precisará dividir a folha A4 em duas partes. E, para o Bloco Menor a divisão será em 4 partes. 
Observe que temos um bloco com o tamanho de metade de uma folha A4 e um bloco com o tamanho de 1/4 de folha A4.


A Encadernação Japonesa foi a escolhida para estes blocos, já que criam uma base firme.
Para nossos blocos, você vai cortar 3 partes de Papelão Holler 2mm, conforme as medidas do seu miolo.



Nós vamos encadernar com folhas de scrap, para tanto você precisa separá-las de forma coordenada, ou seja, vendo se formam um composê entre elas.
As folhas que escolhi são da nova coleção da Arte Fácil. E tem umas mais lindas que a outra, "dificultando" nosso processo de escolha. :) Você as encontra na Estação do Scrap, num ótimo preço.


Separe agora os componentes de enfeite do seu bloco.
Preciso confessar que, ele já fica lindo só com a encadernação japonesa, mas para mim, decorado se torna especial.
Todos enfeites também são encontrados na Estação do Scrap.


 Cole, com cola branca extra forte, as partes cortadas no Papelão Holler, tomando o cuidado de ter nas margens uns 2cm de papel de scrap sobrando para a perfeição do acabamento.
Corte com a régua maior (1,5cm) do Kit de Encadernação todas as margens. Por que fazemos essa uniformização? Porque com a encadernação em papel essas margens aparecem no acabamento de capa.


Passe o Fio-de-Cabelo em todos os cantos. Ele é fundamental!


Vire todas as laterais, de forma que sua placa de holler fique bem colada ao papel de scrap.
Regrinha básica, as laterais devem ser viradas em uma ordem, se você virar a lateral maior primeiro, obrigatoriamente, a outra lateral maior (ou seja, a lateral oposta a primeira que você virou) é a próxima a ser virada. Em seguida, as laterais menores. Se você quiser fazer as laterais menores primeiro, não terá problema algum, desde que se lembre de que são as duas laterais opostas numa vez só. Não esquece do acabamento perfeito dos cantinhos, tá?


Cole o acabamento das capas. Note que ele é centralizado na capa, de modo que sobre uma borda de uns 0,5cm.


Faça seu gabarito de furação. Ele é peça importante e não existe uma regra fixa para ele em medidas.
Cada um cria o seu!
Porém, na Encadernação Japonesa há regras. Existem inúmeros tipos de fazê-la e em formas que você nem imagina.
E, crop-a-dile ou sua big byte nas mãos, fure os miolos e as capas. 



Usei para Encadernação Japonesa, Fita Cetim de n.0. É aquela mais fininha.
Com agulha em mãos e costura costura costura! :)


Não falei que fica lindoooooo?
Seu bloco está pronto!
A partir de agora são com os enfeites que você tem, e com a sua criatividade. 
Decoração é uma coisa muito particular. Cada um gosta de um jeito.
Nas aulas da Estação, a gente auxilia para que você descubra a sua.







Agora, vejam que coisa mais legal: com os retalhos dos papéis de scrap que usei, eu fiz umas capas para bloquinhos POST-ITS.


E, também, uma capinha para um bloquinho de rascunho, com folhas brancas e 
tamanho de 11cm x 8cm.
Só com retalhos! 
Nossa criatividade é mágica, não é?
Vem exercitar a sua com a gente!



Bom, Scrappers, por hoje é só.
E quanta lindezaaaaa!
<3 <3 <3

Um beijo,
Naty Young





Nenhum comentário:

Postar um comentário